Fotos Videos Mapa do Site

ESPAÇO CULTURAL

SALA CALAZANS NETO

A Sala Calazans Neto é um espaço voltado para as comunidades escolar e extraescolar da Rede Municipal de Educação de Salvador. Aqui, encontra-se dicas e endereços de espaços culturais, lazer e entretenimento. Confira e divirta-se!

"Sou homem do litoral, contemplativo e não especifico, é todo o mar profundo ou o que se espalha na areia".

Calazans Neto

O artista plástico Calazans Neto nasceu em 11 de novembro de 1932, em Salvador/Bahia, e morreu aos 73 anos, no dia 30 de abril de 2006, em sua cidade natal.

Calazans iniciou sua carreira estudando pintura no Atelier de Genaro de Carvalho. Trocou a pintura pela gravura, estudando gravura em metal com Mario Cravo, na Escola de Belas Artes da Bahia. Mas, foi na madeira que sua obra chegou à máxima expressão.

Agitador cultural nos anos 50, aderiu a um movimento renovador das artes e literatura na Bahia, ao lado dos amigos Glauber Rocha, Fernando da Rocha Peres e Sante Scaldaferri. Juntos, fundaram a jogralesca (espécie de grupo de leitura de poemas teatralizados) e com eles criou a Revista "Mapa", para expor suas idéias sobre em literatura e arte.

Calazans foi um artista bastante regional, enraizado e apaixonado pela temática baiana, ilustrou grandes obras da literatura brasileira, muitas de autoria de Jorge Amado, como Tereza Batista Cansada de Guerra e Tieta do Agreste. O fundou as Edições Macunaíma, especializada em livros ilustrados de tiragem limitada. O Mestre Calá, como era também conhecido, fez ainda cenários para teatro e cinema, como para o filme Deus e o diabo na terra do sol. Montou exposições individuais no Brasil e no exterior, projetou monumentos públicos e apresentou cursos e palestras em diversas universidades.

Até a sua morte, o artista plástico Calazans Neto produziu dezenas de gravuras e pinturas, tendo sempre como tema a Bahia e o nordeste, seus mitos e sua cultura. O Mestre Calá contribuiu para divulgar a arte e cultura baiana no Brasil e no mundo.

Confira a programação:
http://www.atarde.com.br/cultura/

Av. Anita Garibaldi, Nº 2981, Rio Vermelho, CEP: 40.170-130
Salvador/Bahia - Tel.: (71) 3202-3160 - CNPJ: 13.927.801/0006-53
Endereço Google Maps