Fotos Videos Mapa do Site

NET / NTE 17 - SALVADOR

Justificativa

NTE 17

O Núcleo de Educação e Tecnologia - NET está vinculado diretamente a Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico - CENAP. Busca implementar a cultura tecnológica nas escolas da Rede Municipal, ampliando a concepção de tecnologia que não está limitada aos elementos digitais, mas relaciona-se com toda a criação humana.

O NET desenvolve uma proposta de trabalho séria e eficaz trazendo contribuições significativas para professores/alunos/comunidade, no sentido de prepará-los para interagir com os suportes informáticos dentro do contexto pedagógico.

O referencial teórico que norteia a nossa prática está embasado nas idéias de Lévy e dos teóricos psicogenéticos, em especial Vygotsky, que discutem a construção do conhecimento como um processo contínuo, de construção/desconstrução no qual o sujeito transforma e é transformado pelo objeto do conhecimento.

Os elementos tecnológicos existentes nas escolas atuam como mediadores deste processo de construção, possibilitando a significação dos conceitos construídos, indo além da perspectiva de meras ferramentas ou instrumentos que se propõem apenas a atuar como recursos didáticos.

Em 1998, com a chegada do PROINFO objetivando beneficiar unidades escolares com laboratórios de infomática, o NET foi reconhecido pelo MEC, como NTE 17-Salvador, por já estar desenvolvendo nas escolas municipais de Salvador desde 1995, um projeto pedagógico referente às novas tecnologias, Projeto Internet nas Escolas.

Objetivos

- Assessorar as escolas envolvidas no PETI e PIE, possibilitando a interação da comunidade escolar com a Internet, a maior rede de comunicação do mundo.
- Construir projetos pedagógicos que articulem a temática educação e comunicação.
- Estimular o processo ensino/aprendizagem em ambientes interativos, contribuindo para a produção e socialização de conhecimento e cultura.

PETI

O que é?

PETI

Projeto que objetiva articular a prática pedagógica com elementos tecnológicos, compreendendo o espaço do laboratório de tecnologia como uma sala de aula. Professores e alunos do ensino fundamental utilizam este espaço para desenvolver a proposta pedagógica da SMEC, articulando com o documento Escola, Arte e Alegria, nas diferentes áreas do conhecimento. Os suportes informáticos foram doados pelo Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO e adquiridos com recursos próprios da Prefeitura Municipal do Salvador.

Como?

Professores e alunos das escolas do PETI são orientados a desenvolver atividades pedagógicas no espaço de sala de aula, articulando os conceitos teóricos das disciplinas com os suportes tecnológicos. Os professores podem também, junto com os alunos, construir home pages, slides, textos, inclusive marcar uma sessão de bate-papo para discutir uma temática, sempre dentro do seu planejamento. Nos horários vagos, os laboratórios atuam como bibliotecas virtuais estando disponíveis para professores e alunos desenvolverem as atividades que desejarem.

Quem?

Para realizar este trabalho existe uma equipe que atua na SMEC-CENAP através do Núcleo de Educação e Tecnologia - NET que acompanha e supervisiona o trabalho nas escolas, mediante as Reuniões do Grupo de Estudo Permanente realizadas no Espaço de Formação Permanente do Professor. Nas escolas temos três professores de tecnologia (um em cada turno) que, juntamente com o coordenador pedagógico, têm a missão de sensibilizar, seduzir e orientar professores e alunos para interagirem com os elementos tecnológicos, em especial o Laboratório de Tecnologia


PIE - Projeto Internet nas Escolas

As Escolas Municipais do Calabetão, Mussurunga, Engomadeira e Órfãos São Joaquim fazem parte do "Projeto Internet nas Escolas" - PIE e trabalham com grupo de no máximo dez alunos por turno, com apenas um computador. Há um professor, do PIE, para cada turno.


EFPP - Espaço de Formação Permanente de Professores

Objetivando desenvolver um processo de formação continuada de professores-pesquisadores, através do contato com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) foi criado o Espaço de Formação Permanente de Professores, com suportes digitais de recepção, socialização e produção de novos saberes, voltado para atender às demandas sociais e pedagógicas da SMEC - Secretaria Municipal da Educação e Cultura da Cidade do Salvador.

Espaço Físico
Com a doação do PROINFO de 16 computadores, três impressoras (uma laser e duas à jato de tinta) e um scanner; a SMEC ampliou suas instalações com toda infra-estrutura adequada para receber estes equipamentos, adicionando TV, vídeo, antena parabólica, quadro imantado e Videoteca com o objetivo de possibilitar um ambiente favorável ao desempenho das atividades.

Av. Anita Garibaldi, Nº 2981, Rio Vermelho, CEP: 40.170-130
Salvador/Bahia - Tel.: (71) 3202-3160 - CNPJ: 13.927.801/0006-53
Endereço Google Maps