Fotos Videos Mapa do Site

PROGRAMAS / EDUCAÇÃO ESPORTIVA

Educação Esportiva

O Programa de Educação Esportiva da Secretaria Municipal da Educação Cultura, Esporte e Lazer tem como objetivo promover o desenvolvimento do esporte e da recreação, garantindo o direito constitucional ao lazer e à prática esportiva de qualidade.  Além do acesso a outras ações sócio-educativas, artísticas e lúdicas que serão disponibilizadas visando a construção da cidadania, a socialização, a prática competitiva e a ocupação sadia do tempo livre, através da integração e inclusão social dos alunos e alunas matriculados na rede municipal.

Os projetos desenvolvidos neste programa são realizados para atender os discentes da rede municipal de ensino durante o ano letivo com atividades ocorridas no contraturno das aulas regulares.

Projeto Ginástica Rítmica

O Projeto Ginástica Rítmica nas Escolas atende 1800 meninas no turno oposto às aulas regulares objetivando a integração, socialização e inclusão social. Atualmente, o projeto acontece em 19 escolas:

Escolas Alunos
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCACAO INFANTIL ADALGISA SOUZA PINTO 80
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCACAO INFANTIL CID PASSOS 100
MUNICIPAL ABRIGO FILHOS DO POVO 100
MUNICIPAL AGRIPINIANO BARROS 100
MUNICIPAL CARDEAL DA SILVA 100
MUNICIPAL CASA DA PROVIDENCIA 100
MUNICIPAL CECILIA MEIRELES 100
MUNICIPAL CENTRO SOCIAL MANGUEIRA 100
MUNICIPAL CENTRO SOCIAL NEUSA NERY 100
MUNICIPAL COMUNITARIA BOM JUA 100
MUNICIPAL DR ORLANDO IMBASSAHY 100
MUNICIPAL FRANCISCO LEITE 100
MUNICIPAL HILDETE BAHIA DE SOUZA 100
MUNICIPAL NOSSA SENHORA DOS ANJOS 80
MUNICIPAL NOVA DO BAIRRO DA PAZ 100
MUNICIPAL PROFESSOR RICARDO PEREIRA 120
MUNICIPAL SENHOR DO BONFIM 120
MUNICIPAL VILA VICENTINA 100

As atividades do projeto são desenvolvidas por professores da rede municipal, além de abrir campo de estágio para alunos de instituições de ensino superior que cursem licenciatura em Educação Física.

Projeto Ginástica Artística

O Projeto Ginástica Artística nas Escolas acontece em oito unidades escolares localizadas no entorno da Boca do Rio e em um Centro Municipal de Educação Infantil. Neste projeto são oferecidas vagas para 700 crianças que estudam em escolas municipais localizadas no bairro da Boca do Rio.

Escolas
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCACAO INFANTIL UNIAO DA BOCA DO RIO
IMEJA - INST MUN EDUCACAO PROF JOSE ARAPIRACA
MUNICIPAL AGNELO DE BRITO
MUNICIPAL CARLOS MURION
MUNICIPAL CENTRO DE ED COM JOAQUIM SANTOS
MUNICIPAL DE PITUACU
MUNICIPAL JULIETA CALMON
MUNICIPAL OSVALDO CRUZ
MUNICIPAL UNIAO CARIDADE E ABRIGO
RECANTO DOS COQUEIROS

As atividades são realizadas no Centro Municipal de Ginástica Artística no contraturno escolar e utiliza o espaço físico do IMEJA - Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca. Nesse projeto, também foram abertas campo de estágio para alunos de Educação Física de instituições de ensino superior, que são acompanhados pelos profissionais que desenvolvem as ações do programa através das referidas propostas.

Projeto Karatê

O Projeto Karatê nas Escolas dá oportunidade aos alunos da rede municipal de desfrutar de uma atividade esportiva saudável, através da prática do Karatê. As atividades são realizadas no contraturno escolar e acompanhada pelo corpo docente e pelo setor pedagógico do Programa de Educação Esportiva, além de possuir campo de estágio para alunos de Educação Física de instituições de ensino superior.

Atualmente, possuímos quatro unidades escolares desenvolvendo o projeto de atendimento a 500 alunos e alunas da rede, conforme relação das escolas a seguir:

Escolas Alunos
MUNICIPAL CONSUL SCHINDLER 150
MUNICIPAL DE NOVO HORIZONTE 100
MUNICIPAL FILHOS DE SALOMAO 150
OSCAR DA PENHA 100

Projeto Sexta da Alegria

O Projeto Sexta da Alegria visa oferecer aos alunos e alunas da rede pública municipal atividades recreativas e esportivas de caráter lúdico nas escolas que não possuem espaço físico apropriado para a educação física escolar, além de implicar na construção de conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo, promovendo assim a cidadania.

As atividades acontecem semanalmente, em escolas previamente agendadas, toda sexta-feira, no diurno, com horário ininterrupto das 08h às 12h e das 13h às 17h. Este ano, o Programa de Educação Esportiva já realizou 19 Sextas da Alegria, envolvendo 24 escolas e atendendo um total de 8.923 alunos e alunas.

As atividades do projeto também são desenvolvidas nas ilhas de Bom Jesus, Paramana e Ilha de Maré, no intuito de incluir nas atividades escolares locais as ações esportivas desenvolvidas na rede.

Projeto Xadrez

O Projeto Xadrez na Escola envolve ações de incentivo ao desenvolvimento da atividade do jogo de xadrez para alunos e professores através de aulas e capacitações, e ainda a participação em torneios, campeonatos e festivais de xadrez. As ações ocorrem nas unidades escolares municipais.

As atividades culturais e artísticas têm como objetivo possibilitar aos alunos da rede a participação nos diversos eventos ocorridos em Salvador, como: jogos estudantis, festivais, torneios, campeonatos, etc.

Av. Anita Garibaldi, Nº 2981, Rio Vermelho, CEP: 40.170-130
Salvador/Bahia - Tel.: (71) 3202-3160 - CNPJ: 13.927.801/0006-53