Fotos Videos Mapa do Site

PROGRAMAS / SALVADOR GRAFFITA

O Programa Salvador Graffita transformando o cenário urbano em arte, emprego e inclusão social.

Salvador Graffita

Spray, tinta, rolo para pintura, máscara para proteção. Com esses instrumentos os grafiteiros do Programa Salvador Grafitta transformam o cenário urbano, passando mensagens de paz, alegria e crítica social às pessoas que transitam pela capital. Iniciado no ano de 2005, quando o prefeito João Henrique decidiu transformar a pichação desordenada e ilegal em arte, emprego e inclusão social, o projeto também tem como objetivo inserir os pichadores na limpeza e melhoria estética da cidade.

Desde então, os artistas se profissionalizaram e deram uma nova roupagem à capital baiana, e o resultado são pinturas expostas nos mais de 15 mil metros lineares de suportes pintados. Desde Em 2008, o trabalho do Programa Salvador Grafita passou a ser desenvolvido pela Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), que tem como proposta colorir as fachadas das escolas da rede municipal e estimular novos conhecimentos com temas que elevam a cultura da paz e fomentam a preservação do patrimônio público.

Já são mais de 60 escolas e creches da Rede Municipal de Ensino contempladas com a arte do grafite. Outras instituições como o Hospital Irmã Dulce, ruas do bairro da Ribeira, Bonocô, Vasco da Gama, tapumes da Rua da Misericórdia, algumas escolas estaduais e particulares, vagões dos trens do Subúrbio Ferroviário, muro do antigo clube do Esporte Clube Vitória, entre outros. Há um ano em atividade, cerca de 30 grafiteiros recebem salários fixos (pouco mais que um salário mínimo), bem como auxílio alimentação e vale transporte.

Av. Anita Garibaldi, Nº 2981, Rio Vermelho, CEP: 40.170-130
Salvador/Bahia - Tel.: (71) 3202-3160 - CNPJ: 13.927.801/0006-53