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SERVIDOR / BENEFÍCIOS

IPS

Assistência Médica
Oferecida gratuitamente pela PMS Através do Instituto de Previdência de Salvador - IPS aos servidores e seus dependentes.

Quem é beneficiário?
O segurado e seus dependentes.

Quem é segurado?
É todo servidor público, de qualquer dos poderes municipais, ativos e inativos da administração direta, das autarquias, fundações e os agentes políticos.

Quem é o dependente?
É a pessoa que vive, comprovada e justificadamente, sob a dependência econômica do segurado do IPS;

- o(a) esposo(a), filhos menores de 21 anos de idade ou inválidos. Na falta de filhos ou de esposo(a), o pai e a mãe.

- O(a) companheiro(a) após dois anos de convivência comprovada.

- O(a) companheiro(a) que possua filhos em comum, com menor prazo de convivência.

- Irmãos menores de 21 anos ou inválidos.

- Pessoa designada, desde que seja menor de 18 anos ou maior de 60 anos de idade.

Assistência Exclusiva aos beneficiários
Somente têm direito à assistência médico/odontológica os segurados (servidores ativos, inativos e agentes políticos que contribuem para previdência Municipal) e beneficiários (dependentes e pensionistas) do IPS.

No ato da inscrição, no andar térreo da sede administrativa do IPS, são emitidas carteiras de assistência médico/odontológica para seus titulares e seus dependentes. A carteira é intransferível e o infrator estará sujeito à suspensão e às penas previstas em Lei, em caso dessa natureza.

Consultas
O IPS garante a igualdade dos direitos dos seus beneficiários. Existem algumas medidas que buscam cumprir esse objetivo. Dentre elas, o limite de consultas mensais.

O Art.61 do Decreto Municipal 9.923 de 28 de dezembro de 1992, determina o máximo de duas consultas mensais por beneficiário em qualquer especialidade. Esse limite é apenas para a consulta inicial.

Se o paciente marcar uma consulta em qualquer especialidade e precisar retornar
para exames subseqüentes ou para a continuidade de tratamento, determinados
pelo médico assistente, ele terá seu direito mantido, sem computar a consulta para o limite mensal.

As consultas médicas são realizadas na Rede Própria, que funciona nas dependências do Centro Médico – Odontológico do IPS, r na Rede Credenciada, através de clínicas e hospitais especializados contratados. Somente serão liberadas na Rede Credenciada as consultas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos que não sejam oferecidos no Centro Médico – Odontológico do IPS, ou excedam sua capacidade de absorção para o atendimento.

Para ser atendido, o beneficiário deve apresentar a carteira de beneficiário, dentro do prazo de validade, e a carteira de identidade.

Formas de atendimento

A central de marcação de consultas está totalmente informatizada, com equipamentos e programas de última geração, oferecendo duas formas de atendimento aos beneficiários; através de ligação telefônica (ALÔ IPS), sem necessidade de deslocar-se à sede ou pessoalmente nos guichês da central de emissão de guias de sede administrativa.

Guichês
O beneficiário deve comparecer à central, com os seguintes documentos:

- Carteira de beneficiário dentro do prazo de validade;

- Carteira de identidade;

- Solicitação do médico assistente.

Para liberação de exames e tratamentos, será exigida a solicitação do médico
assistente, contendo:

- Código Internacional da Doença (CID) e/ou justificativa técnica, por extenso;

- Exame solicitado, por extenso e em letra legível;

- Assinatura, data e carimbo do médico solicitante.

Obs: Acontecendo algum imprevisto que impeça de comparecer à consulta marcada, ligar para 3200-1212 com antecedência para desmarcá-la.

Horário de Atendimento
O beneficiário deve prestar atenção ao horário de atendimento na central de marcação de consultas, pois em muitos casos não existe necessidade de comparecer ao IPS no período da manhã. O Horário é de 7:00 às 18:00h. Apenas os pacientes que necessitam marcar consultas para especialidades oferecidas no Centro Médico Odontológico devem chegar a partir das 7:00h ou ligar para Alô IPS nesse mesmo horário.

Para solicitar atendimento em uma das diversas especialidades médicas, exames
ou cirurgias não oferecidas na Rede Própria do Centro Médico-Odontológico, o beneficiário em todo o dia para comparecer à Central de Marcação de Consultas, observando sempre o horário de funcionamento do setor. Com isso, o beneficiário estará colaborando para evitar filas extensas nos primeiros horários da manhã, permitindo um atendimento mais eficaz.

Especialidades

Cardiologia, Clínica Cirúrgicas, Clínica Médica, Geriatria/Gerontologia, Ginecologia, Mastologia, Nutrição, Psicologia, Urologia, Diagnóstico: setor de radiodiagnóstico, setor de ultra-sonografia, eletrocardiograma e colposcopia. Outros serviços: setor de fisioterapia, programa de curativo/alternativo e pronto atendimento.

Assistência Odontológica

Também oferecida, gratuitamente, ao servidor municipal.

Marcação de Consultas
A primeira consulta deverá ser marcada por telefone através do Tel. 3200-1212, Somente no horário vespertino, a partir das 13:00h.

As consultas subseqüentes serão marcadas no próprio setor, não precisando mais de ligação telefônica.

O tratamento odontológico, somente é realizado nas dependências do Centro Médico-Odontológico, não havendo credenciamento para unidades externas.

As consultas de urgência/emergência, serão atendidas no Pronto-Atendimento Odontológico, de 2ª a 6ª feira no segundo andar do Centro Médico, sem prévia marcação, das 8:00 às 18:00h.

Especialidades
Cirurgia, Dentística Clínica, Endodontia, Odontopediatria, Resina, Prevenção, Pronto Atendimento Odontológico e Radiologia Odontológica.

Serviços Prestados
O IPS coloca a disposição dos seus beneficiários, no andar térreo do Centro Médico-odontológico, um Serviço Social, funcionando diariamente das 7:00 às 19:00h, com o objetivo de programar, administrar, executar e repassar os serviços assegurados pela instituição e na seguridade social. Dentre os serviços estão:

- Divulgar aos beneficiário os programas assistenciais;
- Promover o acesso dos beneficiários aos serviços;
- Atuar na solução dos problemas sociais dos beneficiários;
- Adotar modelos de atenção à saúde, atendendo às necessidades individuais coletivas;
- Garantir serviços humanizados com qualidade e resolutividade em todos os níveis de atenção;
- Promover a integração dos diversos profissionais através de equipe multiprofissional nos programas voltados para a realidade da população assistida.

Critérios para atendimento

Todos os atendimentos ambulatoriais e hospitalares que não configurem situação de urgência/emergência serão prestados pelas unidades credenciais através de Guia de Encaminhamento de Assistência Médica, liberada pelo Setor de Emissão de Guias do IPS.

Não serão liberadas guias para a Rede Credenciada nas especialidades médicas, exames e tratamentos especializados existentes no centro Médico, salvo indicativo de força maior.

Para ser atendido em qualquer unidade, o paciente deve apresentar a carteira de beneficiário do IPS, dentro do prazo de validade e a Guia de Encaminhamento de Assistência Médica;

A Carteira do Beneficiário é emitida para o titular e seus dependentes no andar térreo da sede administrativa do IPS no ato da sua inscrição;

No caso de internamento hospitalar na Rede Credenciada deve o responsável pelo paciente dirigir-se à Central de Marcação de Consultas, para obter a Guia de Internamento;

Para a obtenção da Guia de Internamento, são exigidos os seguintes documentos:

1. Identificação do beneficiário atualizada

2. Carteira de Identidade

3. Relatório do médico-assistente, indicativo do internamento hospitalar.

Observar o prazo de 48 horas úteis a partir do dia do internamento, para comunicação ao IPS, evitando a responsabilidade das despesas médicas;

O padrão de acomodação para internamento hospitalar autorizado pelo IPS aos seus beneficiários é Enfermaria, conforme determina o Art. 63 do Decreto Municipal 9.923 de 28/12/92, podendo o paciente ou responsável direto optar por acomodação de padrão superior à oferecida, ficando sob sua inteira responsabilidade o pagamento da diferença diretamente à unidade hospitalar.

A central de Consultas do IPS funciona de 2ª feira a 6ª feira das 7às 17h na Av. Joana Angélica, 399 – Nazaré.

Pronto atendimento

Centro Médico do Servidor Municipal
Av. Joana Angélica, 399 Nazaré
Segunda a Sexta-feira das 7 às 19 horas
Unidades Credenciadas
Em qualquer horário e sobre tudo após às 19h

Nos casos de consulta de urgência ou emergência, procure diretamente uma unidade credenciada com o IPS, apresentando a carteira de beneficiário e documento de identidade.

Em caso de internamento hospitalar por atendimento de urgência ou emergência, o beneficiário deve comunicar imediatamente o IPS nas 48 horas úteis seguintes, providenciando a obtenção da guia de internação, para não ser responsável pela totalidade das despesas.

Hospitais

Clínica Geral
Agenor Paiva – Bonfim tel:3310-4000, Jaar Andrade – Cajazeiras VIII tel:3211-8111, Clínica de Fratura: Castelo Branco tel:3215-2187, Clínica São Bernardo - Pau da Lima tel: 3392-4758/3356-8111, Clisur – Periperi tel: 3397- 4480 e Sames - Largo de Nazaré tel:3243-0542/3243-0933.

Pediatria
Hospital Martagão Gesteira – Tororó tel:3243-3866/32423138 e Clínica de Fratura – Castelo Branco tel:3215-2187.

Ortopedia e Traumatologia
Amu – Liberdade tel:3242-9788 (Segunda a Sábado, das 7 às 19h), CATO – Ortopedia e Traumatologia, Vitória tel:3324-3100, Itapuã tel:3375-4422, Boca do Rio tel:3230-0788, Barros Reis tels:3244- 3757/3381-3479 e Liberdade tel:3388-1244, Clínica de Fratura: Castelo Branco tel:3215-2187, Clínica São Bernardo – Pau da Lima tel:3392-4758/3356-8111, Insbot-Ortopedia e Traumatologia – Barbalho tel:3241-5844, Pernambués tel:3480-0015, Lauro de Freitas tel:3378-4433 e Rio Vermelho tel:3336-4614, Sotrauma-Ortopedia e Traumatologia – Lapinha tel:3386-3633/3386-8678. Leve seu cartão de beneficiário e sua carteira de identidade. Confira os serviços na guia.

Consignações em folha de pagamento

Fica assegurado, mediante autorização, o direito de consignar em folha de pagamento até 30% ou 70% (dependendo da finalidade) da remuneração líquida do servidor. A consignação em folha de pagamento tem por finalidade garantia de:

- Juros e amortização de empréstimos em dinheiro (até 30%);

- Contribuição mensal para as entidades relacionadas nos itens do Art. 3º do Decreto 13.114/01 (até 70%);

- Contribuição inicial (poupança) para aquisição da casa própria, inclusive amortização, juros e correção monetária (até 70%);

- Prestação de seguros do consignante ou de pessoa da sua família, estipulados
pelos consignatários referidos no Art.3º itens I e II do Decreto 13.114/01 (até 30%);

- Pensão alimentícia em favor do cônjuge e/ou filhos menores do consignante (até 70%);

- Mensalidade de escolas de nível superior conveniadas ao Programa Portal para Universidade (até 70%).

Poderão ser consignatários: IPS, Caixa Econômica Federal, Instituições Bancárias Oficiais, Associações de Classes dos servidores públicos federais, estaduais e municipais, legalmente reconhecidas, proprietário ou locador de imóvel residencial e Entidades de Previdência Privada.

Os consignatários deverão ser legalmente reconhecidos e previamente cadastrados no cadastro geral de Consignantes da PMS.

Av. Anita Garibaldi, Nº 2981, Rio Vermelho, CEP: 40.170-130
Salvador/Bahia - Tel.: (71) 3202-3160 - CNPJ: 13.927.801/0006-53
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